Caminhada Litorânea

Caraíva – Dunas de Itaùnas
Depois de intensas comemorações de fins de ano, partimos… Cerca de 200 kms separam os dois lugares, com inúmeros e singulares paraísos entre eles. Praias desertas, pescadores “isolados”, travessias de baías e rios, contrastes sociais típicos do Brasil, e acima de tudo, muitos imprevistos e vivências singulares.
Image

Caraíva

Antes do início da caminhada, uma incrível topada já deixa um dos caminhantes debilitado. Inicia-se a jornada rumo a Corumbau, um dos mares mais lindos do Brasil e um percurso com praias quase desertas e uma foz de rio maravilhosa, fazem dessa caminhada de 12 quilômetros um passeio banhado ao sol intenso da Bahia. Os destaque positivos desse dia foram os côcos,  o pôr do sol na foz do rio e travessia da foz com maré alta. O ponto negativo é que diante da lesão resolve-se se dar um dia de descanso, já que não havia condições de seguir como pretendido.
Moréia

Moréia

Image

Aproximando de Corumbau

Aproximando de Corumbau

Após nascer do sol na Ponta de Corumbau que dispensa comentários seguimos para um dia intenso de caronas, lotações, ônibus, travessia de barco e caminhadas noturnas. Após passarmos por Guarani, Prados e Teixeira de Freitas chegamos a Mucuri. No fim da tarde, iniciamos caminhada noturna que prometia imprevistos e vivências singulares. A caminhada inicia-se com uma “falsa” previsão de 55 kms e dois dias de duração. Iniciamos a caminhada mediante chuva de cadentes, e um céu, que realmente impressionava. Após horas andando beira mar, entre o nada e lugar algum fomos vencidos pelo cansaço.
Por do Sol no Rio Mucuri

Por do Sol no Rio Mucuri

Lua indo...

Lua indo…

Às cinco da manhã retomamos, mediante um nascer do sol espetacular e maruins que pareciam que iam nos carregar. Pela manhã descobrimos que nossa quilometragem está defasada e que nosso físico clamava por Dunas de Itaúnas, resolvemos andar até nos sentirmos bem e dali para a frente o que valia era uma carona.
Nascer do Sol - Praia da Micaela

Nascer do Sol – Praia da Micaela

Mangue - Praia do Josuel

Mangue – Praia do Josuel

Após vivências junto aos pescadores e mais quatro horas de caminhada, achamos a ilustre carona que nos deixou em Dunas para breve férias do sol, mochilão e maruins.
Peixes

Peixes

Dunas

Dunas

Itaúnas quando o sol se põe

Itaúnas quando o sol se põe

Agradecido pela emocionante viagem.
Texto: Marcel Vasconcellos
Fotos: Diego Maia e Marcel Vasconcellos
Anúncios

Sobre destinolivre

A DESTINO LIVRE é uma empresa especializada em elaboração de roteiros personalizáveis. Nossos clientes citam seus desejos de viagens e elaboramos seus roteiros de maneira compartilhada, proporcionando liberdade com segurança e qualidade. A Destino Livre possui experiência no auxílio a realizações de expedições, geoprocessamento de diversas trilhas para cicloturismo e caminhadas, informações preliminares e serviços de condução e alimentação. A empresa, que, visando atender aos desejos de seus clientes, realiza viagens programadas, focando as práticas do turismo de observação, ecoturismo, cultural, rural e de aventura. Nessa área de atuação preparamos um calendário, variando entre aulas campais de fotografia, travessia de serras, vivências rurais e culturais.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.