Aracruz

No ano de 1556, no atual distrito de Santa Cruz, sessenta quilômetros ao norte de Vitória, ES, inicia-se o povoamento da região com os jesuítas.

Praia do Hotel - Gasperazzo

Praia do Hotel – Gasperazzo

Na foz do rio Piraqueaçu, rio de peixe grande em tupi guarani, a região inicia seu desenvolvimento, historicamente comprovado pela passagem, em 1836, de Dom Pedro II por Santa Cruz. Nesse mesmo lugar foi fundada uma das primeiras escolas de pesca do Brasil.

Com o passar dos tempos, Aracruz, macaco grande em tupi guarani ficou em evidência por possuir em seu território nove tribos indígenas tupiniquins e guaranis, esses com rico artesanato, pela forte presença da Aracruz Celulose e por possuir praias variadas, desde calmas, próprias para crianças a bons mares para o surfe.

Praia do Coqueiral - Gasperazzo

Praia do Coqueiral – Gasperazzo

No município, além das terras indígenas, existem Unidades de Conservação, como a do estuário do Rio Piraqueaçu, que preserva grande e rica área de manguezal, as reservas da indústria de celulose, que protegem os resquícios de Mata Atlântica, o Parque Municipal que protege o Morro do Aricanga, ponto mais alto da região, e as praias com restinga em bom estado de preservação. Destaque para área entre a Praia Formosa e Santa Cruz, pela grande biodiversidade de moluscos e crustáceos e pela formação geológica de suas pedras.

Arte guarani - Marcel Vasconcellos

Arte guarani – Marcel Vasconcellos

Em especial, Aracruz tem quatro atrações imperdíveis: passeio de escuna pelo estuário do Rio Piraqueaçu, visita ao Centro de Educação Ambiental Arca de Noé, visitas às tribos indígenas e passeio pelo bairro de Coqueiral, construído nos moldes americanos, com trilhas na Mata Atlântica e paisagem única do litoral aracruzense.

Aricanga - Marcel Vasconcellos

Aricanga – Marcel Vasconcellos

Com forte influência da imigração italiana, da cultura industrial e dos povos indígenas, o território apresenta manifestações folclóricas, rituais e festas exóticas nas praias ou em clubes da cidade. No verão, o município recebe grande número de turistas, maioria vinda de Minas Gerais, que buscam lazer e descanso nas praias, distritos e bairros de Aracruz.

Texto: Marcel Vasconcellos